CÁLCULO ESTRUTURAL
O cálculo estrutural é utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos, aplicados em várias direções.
Os objetivos principais do cálculo estrutural são: assegurar a resistência da estrutura sob ação de esforços últimos e analisar suas deformações sob ação de esforços de serviço.
Os resultados do cálculo estrutural são utilizados como base para elaboração dos desenhos que constituem o projeto estrutural de estruturas metálicas, estruturas mistas em aço-concreto e também de estruturas de concreto armado.
AÇÕES (CARGAS)
As ações que devem ser considerados no cálculo estrutural, podem ser: peso próprio, sobrecargas, cargas móveis ou acidentais e seus respectivos impactos, cargas de equipamentos e/ou cargas devidas à fenômenos naturais, como: ventos, chuvas, inundações, gelo, terremotos, variações de temperatura.
Existe também a possibilidade da estrutura estar sujeita a cargas devidas a incêndios, explosões, recalques diferenciais, empuxos de terra, impacto de ondas e movimento de marés (estruturas "off-shore"), sub-pressão de lençol freático, etc.
Durante o processo de cálculo estrutural haverá a necessidade de se estudar as combinações das ações que atuarão simultaneamente na estrutura.
Isto quer dizer que haverá necessidade de se combinar quais ações ocorrerão simultaneamente e quais ocorrerão de forma isolada ou excepcional, e em que proporção isto ocorrerá.
Tais combinações de carregamento são de fundamental importância para se obterem esforços mínimos e máximos adequados ao nível de importância da estrutura, ao local onde a estrutura está construída, à sua finalidade com relação ao público e sua vizinhança e também com relação à sua utilização e vida útil.
RESISTÊNCIA
A resistência dos materiais que compõem os elementos estruturais é verificada através do cálculo estrutural com o objetivo de assegurar que não ocorram danos estruturais durante a vida útil da estrutura.
Tais danos ocorrem quando qualquer parte de uma estrutura não é capaz de suportar satisfatoriamente as ações extremas à qual a estrutura está submetida durante o período de sua vida útil, podendo ser observados quando surgem flechas excessivas, deformações inelásticas, trincas, colapso de parte da estrutura ou até mesmo ruína total da estrutura.
A resistência dos elementos estruturais normalmente é feita comparando-se a carga máxima prevista para ocorrer em um determinado ponto ou secção da estrutura com a carga de ruptura desta mesma parte da estrutura minorada por um coeficiente de segurança que dependerá do método de cálculo, da norma técnica aplicada e principalmente do material.
DEFORMAÇÕES
A deformação da estrutura também deve ser avaliada cuidadosamente pelo engenheiro de estruturas responsável pelo cálculo estrutural.
Muitas vezes o correto funcionamento da estrutura, em termos de deformações e deslocamentos sob ações de serviço e utilização, exige que sejam utilizados elementos estruturais com dimensões, seções transversais e inércias superiores às mínimas necessárias para atender os critérios de resistência.
As deformações estruturais ocorrem devido à elasticidade do material empregado, tais como: concreto, aço, alumínio, madeira, etc., ou seja, conforme aumenta a tensão no material aumenta também a deformação.
Isto não implica necessariamente em alongamento inelástico mas muitas vezes representa um alongamento (deformação) inaceitável para a condição de utilização da estrutura, ocasionando por exemplo: flechas excessivas, vibrações desconfortáveis, etc.
ATUAÇÃO DA CONTEC ENGENHARIA
Talvez a característica mais valiosa de um bom engenheiro seja sua integridade.
O cliente espera que o engenheiro calculista atue observando as prescrições das normas técnicas vigentes buscando aplicar o melhor de seu conhecimento técnico-acadêmico, sua experiência profissional e seu bom senso no intuito de obter estruturas econômicas, seguras e duráveis.
É assim que procuramos atuar na CONTEC ENGENHARIA, respeitando a ética profissional, a boa prática de engenharia, as normas técnicas brasileiras e sempre com foco na parceria com nossos clientes.